0

Objetivo! Na nossa vida temos algumas coisas que nos direcionam, outras que nos desviam e outras ainda que nos aproximam dos nossos objetivos.

Hoje falaremos de se apaixonar!

Não por pessoas, mas primeiro por nós mesmos e por nossos objetivos.

Os objetivos são feitos para serem perseguidos e alcançados, porém alguns deles são grandiosos e contém uma série de adversidades, atividades e desafios que pouco conhecemos ao começar a empreende-los.

Sabemos que quando temos conhecimento de todo o processo para se concluir os objetivos começar pode ser bem mais difícil. Então temos nessa balança aquilo que conhecemos o processo e o que não.

Um impõe mais desafios para começar, onde  enxergamos diversas dificuldades e colocamos nós mesmos as barreiras , por exemplo:

  1. “Ah esse produto já existe! Não vou vender se fizer um parecido”
  2. “De tudo que tem pra fazer eu não sei como fazer _____”
  3. “Nossa, isso vai levar meses! Não tenho tempo pra ficar fazendo isso sem ter resultado”
  4. “Preciso encontrar as pessoas certas pra começar!”

Todos esses exemplos nos bloqueiam no começo, impedem nosso avanço. Do mesmo modo surge a segunda forma de desafio, aqueles desafios que surgem no caminhar, no percurso de empreender:

  1. “Não sei o que fazer, sei que falta algo, mas não faço ideia do que é””
  2. “Achei que seria mais fácil”
  3. “Achei que seria mais rápido”
  4. “Achei que teria todas as ferramentas e dinheiro necessário pra fazer isso”

Neste momento voltamos ao título desse post: “Se apaixone!”. E então você diz: “Como assim?”

“Se Apaixone!”

Calma, vou explicar 🙂

Na minha perspectiva o que nos move adiante, que nos faz continuar são duas possibilidades e com sorte talvez uma terceira.

  1. Se apaixonar perdidamente pelo objetivo final, ou seja o que você vai alcançar no fim da jornada
  2. Se apaixonar perdidamente pelo trajeto, pelas atividades, pelos desafios no meio do caminho, pelo novo e inesperado
  3. Esta, com certeza é a melhor alternativa:  Se apaixonar pelo objetivo e pelo percurso.  Descobrir que ama as atividades para alcançar seus objetivos enquanto caminha por estar apaixonado pelos objetivos ou vice-versa

Em um exemplo simples comparo a viagens. Muitas vezes quando viajamos nos surpreendemos com um trajeto muito mais fascinante que o destino e o contrário também é verdadeiro.

Então se você não tem claro onde quer chegar sugiro fortemente que o faça agora! Pare de ler 1 minuto este post, pegue uma caneta e um papel e ESCREVA seus objetivos de forma muito clara! (Num próximo post vou comentar como podemos fazer isso e alguns exemplos para ajudar)

Nessa hora vale a máxima já conhecida: “Se você não sabe pra onde vai qualquer lugar serve!” e se aplica a mim, a você e a todos. Você tem a possibilidade de definir como quer que sua vida esteja no futuro (curto, médio e longo prazo), consequentemente sabendo disso você perdeu o direito de no futuro dizer que a vida foi injusta, te pregou muitas peças, etc, etc. Está tudo nas suas mãos!

 Se você não sabe pra onde vai qualquer lugar serve !”

O poder de ter um “Porque” forte que te faça se mover, acordar todo dia motivado e inspirado a realizar é o combustível quando nos deparamos com os desafios.

Esse motivo forte e poderoso é a fundação do seu objetivo, se o seu objetivo começar a ruir a fundação forte vai sustentar qualquer que seja o abalo!

Com os objetivos em mente e seguindo um dos caminhos apaixonados que mencionei, novamente, pare 1 minuto de ler e de novo pegue sua caneta e seu papel e passe e escrever o PORQUE você está fazendo o que está fazendo ou PORQUE está se propondo a fazer.

Para facilitar, por exemplo: “Quero ter meu negócio próprio, PORQUE amo minha família e sei que o caminho empreendedor apesar de mais desafiador traz também muito melhores recompensas que o trabalho assalariado”

“Quero comprar um carro, PORQUE com ele vou poder viajar mais e é algo que simplesmente sou apaixonado”

“Quero me formar em uma universidade, PORQUE quero trilhar uma carreira e sei que posso começar por aí”

Resumindo:

Tenha um PORQUE Forte! 

Qualquer que seja o objetivo o PORQUE deve sustentá-lo. Se por acaso você sentir que sua paixão pelos objetivos ou pelo percurso dos objetivos diminuiu e o seu motivo de fazer aquilo não foi suficiente repense o seu PORQUE. Pode ser que seu PORQUE não seja forte o suficiente.

Saber o que quer é tão importante quanto saber o PORQUE se quer. Do contrário corremos o risco de ter um objetivo medíocre, que pode estar ligado somente a vontades e desejos materiais e acreditem em mim, nunca serão fortes o suficiente para  atingir o que se deseja  se este apresentar desafios verdadeiros no caminho.

Essa reflexão nos faz pensar em como um desejo pode ser frágil e que para ser forte temos que ter tudo alinhado aos nossos propósitos de vida.

Tem um exercício super saudável e que frequentemente exercito, sugiro que o faça também.

Feche os olhos por alguns minutos, ouça todos os sons do ambiente onde está, pense no ambiente onde está e o que está presente nele. Agora respire fundo e pense em você daqui 10, 20 ou 30 anos. Reflita sobre, a idade que terá, como estará sua saúde física e mental (se estará magro e com a mente tranquila/estressado), o que estará fazendo e o que terá conquistado.

“O que você consegue imaginar consegue conceber!”

Esse exercício, feito com frequência, cria nitidez e fortalece o que almejamos!

Em síntese , desejo que você:

  1.  Encontre o seu Porque 
  2.  Defina seus objetivos 
  3.  Se apaixone pelos objetivos ou pelo percurso (se possível os 2!) 
  4.  Pratique a visualização! 

Que daqui alguns anos eu possa ouvir a sua história! Sobre suas conquistas e compartilharmos experiências e ensinamentos.

Um grande abraço!

Renato N.

 

 

product-image

Além das Finanças

0

Além das Finanças

Além das Finanças
  • Além das Finanças
    Renato Nakayama

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *