0

Este artigo é baseado em um vídeo que assisti recentemente (link do vídeo), do Robert Kiyosaki em que ele tem uma conversa sobre como Transformar um Passivo em um Ativo.

Já comentei com vocês em vídeos e posts que isso é totalmente possível, transformar um passivo em um ativo, diferente do que é dito por aí que, se você mora em sua casa ela é apenas um passivo. Não, isso não pode ser uma afirmação, pois, pode ser tanto um ativo como um passivo, tudo pedente do que você irá fazer com o imóvel. Claro que parte sim está sendo um passivo , mas não na totalidade se você criar entradas positivas.

Então, resumidamente, um ATIVO, te gera entradas positivas e um PASSIVO  te gare entradas negativas.

Um PASSIVO gera Despesa

Você comprou um apartamento e está morando lá, suas saídas de pagamento é o valor do apartamento, impostos, condomínio e as despesas de água e luz, no total de 3000 reais.

Caso você fosse alugar um apartamento no mesmo padrão você iria pagar de aluguel impostos, condomínio e as despesas de água e luz um valor de 2500 reais.

E neste caso não haveria nenhuma forma de entrada de rendas, talvez você possa alugar uma das vagas de sua garagem para algum outro condômino reduzindo seu custo de 3000 para 2800 reais.

Um ATIVO gera Renda

Agora vamos para um exemplo de ativo e como você compra uma casa, avaliada no mesmo valor do apartamento acima, com todos as despesas similares ao apartamento excluindo o valor do condomínio no valor total de 2500 reais.

Uma casa no mesmo local com as mesmas características você alugaria por 2100 reais.

Mas a casa em que você comprou , tem uma edicula nos fundos que você consegue alugar por 1300 reais + parte do IPTU e ainda você tem uma vaga de garagem sobrando como no exemplo do apartamento que você pode alugar para qualquer pessoa, por 300 reais, pois existem pessoas que trabalham próximo e precisam estacionar o carro.

Assim, no final você irá receber

  • + 1300 reais do aluguel
  • + vamos supor que o IPTU seja 50 reais
  • + 300 reais do aluguel da garagem
  • Totalizando = – 1650 reais

O seu resultado no final seria que você estaria pagando 850 reais.

Ele ainda não é um ativo, mas já é vantagem em relação a outras alternativas, então vamos dar mais um passo, vamos supor agora que investiu em uma obra para fazer um segundo andar em sua edícula, para um acesso a um segunda casa.

Este espaço você também aluga por 1300 reais e também divide o IPTU proporcionalmente, 50 reais, com isso o resultado que você terá é totalmente diferente.

 Agora ao invés de pagar 850 reais todos os meses você recebe 550 reais. 

Alguns ainda podem ficar na dúvida que com essas divisões no imóvel pode não se tratar do mesmo imóvel, mas nesses casos sim é o mesmo imóvel, pois na prefeitura é a mesma escritura e caso seja vendido terá que vender tudo junto.

Este foi um exemplo com imóveis é um pouco mais complexo, mas não é impossível, existem outras formas de criar ativos que te geram rendas passivas que é através de compra de ações visando recebimento de dividendos, assim você pode começar a criar rendas passivas todos os meses para viver de renda, recomendo que conheça o curso Como Investir na Bolsa (Ações) para obter a  sua renda passiva o quanto antes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirian Takaki
Co-Fundadora do Ghaio Finanças Pessoais Apaixonada por Finanças Pessoais e Investimentos. Instagram @mirian.takaki

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *