0

Olá Pessoal,
Hoje vamos falar de um processo e um hábito um pouco polêmico
Pois, existem aqueles que são contra ao uso do cartão de crédito para uma vida financeira saudável.

Mas sabemos que nossa vida financeira é baseada em decisões e consequências, da mesma maneira que cuidamos da nossa saúde, do nosso corpo e bem estar. E sabemos que esse comprometimento deve ser o mesmo com as nossas finanças.

Mas o que isso tem há ver com eu usar ou não o cartão de crédito?

Quando decidimos ter um habito saudável, comer bem, escolher nossos alimentos no mercado e seleciona-los é o mesmo cuidado na hora de usarmos nosso cartão.
As escolhas do seu dia a dia que irão fazer você manter sua saúde no futuro. Mesma coisa na escolha no método de pagamento uma compra má pensada hoje pode fazer você estar em uma situação financeira ruim daqui uns meses ou anos.

Vamos comparar assim:
Uma vida saudável você come bem e se alimenta corretamente, mas você sabe que pode ter um melhor desempenho se fizer exercícios, ainda mais se cuidar do seu corpo , mente, passar em um nutricionista, para alguns deixar de fumar e fazer exercícios com regularidade.
Vamos levar a nossa comparação a nosso dia a dia financeiro.
Você sabe que precisa poupar, cunsumir menos do que ganha, mas você investe parte do seu dinheiro mensalmente, mas você para ter uma vida financeira melhor conhece seu fluxo de caixa pessoal, depois conhece sua TMA, faz seu dinheiro render diariamente , busca outras fontes de investimento, conhece e aplica conceitos estudados, busca métodos de não se descapitalizar e por fim busca formas de fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor.

Poxa, mas tudo isso e não li ainda como faço para fazer meu dinheiro render mais usando o cartão de crédito!
Porque primeiro acho importante a conscientização e a importância de deixar bem claro como falo em outros posts ou vídeos.

Limite não é orçamento!
Limite não é orçamento!
Limite não é orçamento!

Não importa o limite que você tem sim o orçamento que você determinou.
Ai está o maior problema que as pessoas não conseguem colocar em prática as vantagens uso do cartão, se vc tem um limite de 10 mil seu orçamento de 3 mil gaste 3 mil e acabou, esqueça os outros 7 mil.

Por isso a importância de acompanhar e controlar seu cartão de crédito de perto. (Nesse item pode ter certeza que o app da Ghaio irá que ajudar! Em breve!)

Saiba consumir com consciência e trabalhe a favor do seu fluxo de caixa.

Um exemplo:

Você tem um salário de 1500 reais, e gasta exatamente 1500 reais no seu cartão. Teoricamente você ficará no zero certo?
Agora olhe essa planilha abaixo.
planilha-cartao-de-credito-maisrico finanças pessoais
Nessa simulação coloquei um período de 30 dias mas sabemos que pode render mais pois, temos 40 dias no cartão.

Olha que interessante, você recebe 1500 e gastou 1500 e ainda ganhou 140.60 reais.
Como isso? isso é devido aos juros que você recebe pelos investimentos feitos com o dinheiro que fica em sua conta corrente.
Agora vamos lá, como fazer?

Conheça as opções de investimento DI e solicite a ativação. Sem ter onde investir fica difícil fazer seu dinheiro render
Muitos deixam na conta poupança do banco mas infelizmente deixam de ganhar muito, principalemente pelo prazo de 30 dias que temos que esperar para ter um rendimento.
Veja nesse outro post com as opções.

Um alerta importante é nunca comprometa esse valor de 1500 reais lembre que você já o gastou, certo?

Dica! Não tenha vergonha de perguntar se parcela ou de passar valores minúsculos no cartão. Pagar a vista não quer dizer que você tem mais ou tem menos dinheiro, as vezes o nosso orgulho financeiro a percepção aos olhos dos outros incomoda. Pelo contrário se você tem crédito você bem provavelmente tem uma analise de crédito melhor.

Outro benefício de criar esse hábito é o ótimo relacionamento com o banco e o cartão. Com o mesmo valor gasto sua conta sempre está positiva e cheinha.

Tem gente que vai falar, não dá, muito trabalho, eu não consigo etc. Tudo é uma questão de habito e força de vontade. Agora imaginem a proporção disso quando multiplicamos por 10 anos , 20 anos? 50 anos?
Não estamos falando em apenas dos rendimentos diários da sua conta.
E as milhas que você deixou de ganhar?
Viagens deixou de fazer e o dinheiro de você deixou de gastar?

Para ficar tudo rendondinho e completo, relembro novamente, não esqueçam de ver o post/video que falo como fazer sua conta corrente render todos os dias, pois sem isso nada adianta, certo?

Beijos, bons investimentos!
Mirian Takaki

Mirian Takaki
Co-Fundadora do Ghaio Finanças Pessoais Apaixonada por Finanças Pessoais e Investimentos. Instagram @mirian.takaki

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *